Importância da Segurança em Armazéns Logísticos
Os armazéns logísticos são de fundamental importância atualmente para empresas que têm uma grande movimentação de material. Ainda que seja notório a importância de qual o tipo de medidas necessárias precisam ser aplicadas pelo usuário que utiliza o sistema de armazenamento ainda existem várias dúvidas.
O investimento em segurança é fundamental para prevenção de acidentes, protegendo a equipe e a gestão do armazém. Isto é essencial para assegurar a saúde, segurança e integridade física dos funcionários, com isso proporcionando a eles maior satisfação e confiança com o clima no trabalho.
Os erros no procedimento podem aparecer em função de várias dificuldades e ausência de um procedimento de qualidade na segurança da armazenagem. A logística é um elemento que pode alterar o resultado na cadeia produtiva de uma empresa seja em segurança, aumento de custos de produção, entre várias razões.
O que é e como funciona um armazém logístico?
É um espaço que de acordo com o nome sugere está vinculada a armazenagem logística, organização do estoque e distribuição de produtos fabricados por uma indústria. Como faz parte de uma operação é de fundamental importância, até porque se não tiver um clima protegido e de acordo para armazenar as mercadorias que serão distribuídas aos clientes, compromete toda a operação.
O que atrapalha e traz ineficiência na armazenagem logística?
Não tem uma armazenagem logística confiável sem um esquema de gestão muito bem produzido. Os profissionais no assunto falam inclusive que a ideia de logística não só abrange a armazenagem e distribuição dos produtos com ainda todos os setores que estão envolvidos na área.
Falando de uma outra forma, sem um método de integração na operação de logística é o começo para vários erros que vão surgir no decorrer das fases deste processo. Na sequência separamos alguns dos motivos que prejudicam e também podem ajudar na administração logística de um negócio.
Um gerenciamento errado
Uma condução errada na armazenagem logística produz vários transtornos para uma empresa. Vamos falar de alguns:
- Erros operacionais;
- Perda de produtos que
- porventura sofreram algum dano;
- Má gestão no controle de estoque;
- Demora na distribuição e entrega de produtos;
- Prejuízos nas finanças
Investir em treinamento
Cativar e estimular toda a equipe para trabalhar de acordo com a política de segurança em seu local de trabalho. As empilhadeiras, transpaleteiras e demais máquinas são fundamentais em um procedimento de logística e quem conduz também. Em função disto compensa fazer um investimento para qualificar sua equipe.
Fora os cursos técnicos, é fundamental que todos os participantes desta rotina entendam os motivos que são essenciais na utilização dos EPIs, a preocupação e cuidados ao transportar as cargas, os resultados positivos na disposição dos produtos, a importância na gestão de estoque, e os resultados que a armazenagem logística pode trazer para a empresa de uma forma geral.
Mapear os locais de risco
Ao elaborar um mapa de risco consegue-se uma identificação em quais áreas se mostram um maior risco para os colaboradores. Esta ilustração é realizada por círculos de várias cores e dimensões, de acordo com a categoria determinada. Quanto maior a dimensão maior o risco de acidente.
São os profissionais do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e os membros da CIPA que são responsáveis por este trabalho. A intenção deste mapeamento é esclarecer os colaboradores sobre os riscos, e incentivá-los na busca de alternativas e melhorias para redução dos riscos. É fundamental fixar estes mapas em locais visíveis para todos.
Colocar sinalização no armazém
Da mesma maneira que a norma regulamentadora nº 26 quanto a NBR 7195 contribuem com orientações associadas à utilização de cores destinadas para a segurança na empresa. Para simplificar podemos dizer que a empresa tem a necessidade de investir em sinalização como:
- Utilizar cores para demarcar áreas, identificar equipamentos e tubulações, e ainda avisar sobre os riscos;
- Placas mostrando aviso ou perigo;
- Placas com indicação de emergência como saída de emergência, extintores, etc;
- Placas avisando o uso obrigatório de equipamentos naquela área;
- Faixa de pedestres evitando a circulação de colaboradores que não fazem parte da operação
Uma boa sinalização permite que os colaboradores fiquem conscientes dos procedimentos que precisam ser providenciados durante o dia a dia de trabalho e em caso de acidentes.
Atenção na segurança
Inspecionar e fazer manutenção nas estruturas: Este tipo de procedimento é necessário se realizar com uma certa frequência para garantir a segurança do armazém logístico.
É necessário analisar se o empilhamento está sendo utilizado de maneira certa, se a estrutura é própria para estocar o peso e as dimensões da mercadoria e ainda se estão colocadas de maneira que ao movimentar não tenha prejuízo.
A recomendação é de colocar as cargas mais pesadas nas partes de baixo das prateleiras. O propósito é prevenir quedas, lesões e acidentes que possam ser causados pela queda ou desequilíbrio do operador ou do equipamento.
Mais uma dica é fazer a verificação das condições dos equipamentos e da escada. Os dois necessitam estar firmes e aguentar grandes pesos, não esqueça de conferir se as prateleiras estão bem presas, se não tem peças soltas, afaste as pilhas de produtos da parede e confira se o peso dos produtos armazenados estão de acordo com a resistência do piso.
Sistema de incêndio: Para não correr nenhum risco de incêndio além de se precaver com algumas medidas preventivas, potencializar o sistema de combate a incêndio é uma medida fundamental. Confira que todo o local em que se faz a armazenagem dos produtos esteja com uma boa ventilação e bem iluminado.
Desenvolva uma programação de manutenção periódica na rede elétrica do local e evite que escadas e outros aparelhos de metal fiquem perto de fontes de energia elétrica. Viabilize equipamentos de proteção invista em treinamentos de prevenção, compre detectores de fumaça, portas corta-fogo e chuveiros automáticos. Ao tomar estas atitudes estará agindo de forma preventiva evitando que pequenos focos virem grandes incêndios.
Criar metas para reduzir acidentes: Outro item que auxilia na prevenção e redução de acidentes na logística é a criação de objetivos. O primeiro passo é a criação de um indicador de performance referente a episódio de incidentes, suas prováveis razões e a onde eles ocorreram.
Com a instalação deste processo já se consegue um base concreta para se fazer uma análise de quais os mais importantes problemas e posições frágeis na operação e o que necessita ser feito para saná-las. A partir deste momento os objetivos de redução precisam ser estabelecidos, como também um plano de atuação destinada para cada uma delas.
Se a meta é a redução da quantidade de afastamento por acidentes ou mesmo doenças ocupacionais, as atuações precisam envolver:
- Desenvolver um projeto mais apropriado para realização de tarefas;
- Investir em treinamento e compreensão dos funcionários;
- Elaborar uma escala de rodízios em áreas estipuladas, como em lugares que se tem muito ruído;
- Acompanhamento permanente para conferir o uso correto dos EPIs.
Ao investir na segurança dos funcionários e na precaução de acidentes é uma atitude que não proporciona vantagem somente para eles, com certeza a empresa também tem benefícios com a diminuição de afastamentos, possibilita um local mais seguro e garantido para se trabalhar, impede aparecimento de ação trabalhista que normalmente implica em pagamento de multas e indenizações trazendo uma redução de custo.
Gostou do artigo? Continue com a gente e acompanhe outros conteúdos focados na gestão de armazém.